Virada ODS

Cidade de São Paulo abre “Virada ODS – Vire a chave para o futuro”

Evento contou com a participação de várias personalidades e representantes da sociedade civil, entre os quais o prefeito e o coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis

Por Airton Goes, do Programa Cidades Sustentáveis

Nesta sexta-feira (8/7), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abriu a primeira Virada ODS da cidade, que tem como lema a frase “Vire a chave para o futuro”. A ser realizada até domingo (10/7) no prédio da Bienal do Ibirapuera e em Centros Educacionais Unificados (CEUs), a iniciativa engloba diversas atividades relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além do prefeito, várias outras personalidades e representantes da sociedade civil participaram do evento, ocorrido na Bienal do Ibirapuera. Entre elas estavam o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, a secretária municipal de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, Marta Suplicy, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, e coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis – organização realizadora do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo –, Jorge Abrahão.

“Queria que essa primeira Virada ODS ficasse marcada na história de São Paulo e servisse como referência para outras cidades do país”, afirmou Ricardo Nunes na abertura da atividade. Segundo ele, a capital paulista tem atualmente 48% de cobertura vegetal. “Mas não estamos contentes, queremos chegar a 50%”, ressaltou.

O prefeito destacou ainda que São Paulo tem três pilares como referências de políticas públicas: a sustentabilidade, o crescimento econômico e a preocupação social. “É fundamental ter desenvolvimento, mas precisamos ter um desenvolvimento que seja sustentável”, acrescentou.

Falando em nome do secretário-geral das Nações Unidas, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, enfatizou a responsabilidade de governos, sociedade civil e cidadão para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam colocados em prática e avancem até 2030.

“Esses objetivos são de todos os países, são de todos nós, pois visam melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás”, declarou ela.

Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo, falou da importância de o prefeito, o governador e os gestores públicos estarem conectados com as prioridades de seu tempo. “O Plano de Metas e o Plano Plurianul da Prefeitura já estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lembrou a secretária, que foi responsável pela coordenação da Virada ODS.

Já o coordenador geral do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, informou que o novo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR) será lançado na tarde desta sexta-feira, durante 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – evento que integra a programação da Virada ODS.

Com o índice, segundo ele, o Brasil será o primeiro país do mundo a monitorar os 17 ODS em todos os seus municípios. “Temos um grande desafio, que é apontar essa agenda como algo positivo, pois o IDSC-BR quer estimular os prefeitos e prefeitas no cumprimento dos objetivos”.

Para o governador, Rodrigo Garcia, a Virada ODS Virada é uma iniciativa fundamental, para que a população, a sociedade do Estado de São Paulo se aproprie dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foi aprovada pela ONU em 2015.

Ele antecipou que pretende realizar um grande encontro de municípios, para o qual pretende convidar o Instituto Cidades Sustentáveis, com o objetivo de apresentar o novo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR) e, dessa forma, estimular as prefeituras a avançar ainda mais nos ODS.

 

Declaração de São Paulo

Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, e a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, assinaram um documento que reforça o compromisso com a Agenda 2030.

Trata-se da Declaração de São Paulo pela “década da ação” rumo ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O texto assinado lembra que o período de 2021 a 2030 foi definido como a Década da Ação, no qual deverão ser potencializadas as ações, políticas e programas rumo ao alcance das metas da Agenda 2030 e dos ODS.

De acordo com a declaração, por ocasião da I Virada ODS, os signatários se comprometem a realizar diversas iniciativas conjuntas, entre as quais: mobilizar formadores de opinião e atores-chave para o conhecimento e difusão dos ODS; e acompanhar os progressos das metas e indicadores da Agenda 2030 nas cidades com aprimoramento da transparência no processo de disponibilização dessas informações.