Virada ODS

Como promover a cultura de paz nas cidades?

No segundo dia de Fórum do Desenvolvimento Sustentável das Cidades, a mesa “Como promover a cultura de paz nas cidades?” apresentou projetos e políticas de referência na prevenção à violência e promoção de cidades pacíficas e sustentáveis.

O debate teve como mediadora Melina Risso, Diretora de Programas do Instituto Igarapé, além de Samira Bueno, Diretora Executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e Paula Mascarenhas, Prefeita de Pelotas-RS, como debatedoras. O diretor geral do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Jorge Abrahão, também participou do debate e apresentou os dois volumes do novo Guia Segurança no Município: Estudo de caso de três experiências de prevenção a violência em âmbito municipal e Caminhos para a Construção de uma Cultura de Paz.

A publicação é uma parceria entre o ICS e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e aborda exemplos no Brasil e no mundo, como o caso de Pelotas, no desenvolvimento de políticas de sucesso na área. Gestores públicos e população também encontrarão no guia sugestões para que as cidades avancem na cultura de paz, como a implementação de planos municipais temáticos e a pactuação comunitária.

Jorge Abrahão trouxe um pouco do histórico do Guia, que partiu da análise de dez experiências de municípios com características diferentes quanto à capacidade de implementação de ações, tamanhos e regiões diversas. “Sabemos que ruas e bairros ocupados pela população se tornam mais seguros para todos, e muitas vezes o medo e a insegurança nos afetam transversalmente e nos impedem de acessar os direitos de que dispomos na cidade. A discussão do Guia é muito pertinente neste contexto porque aterrissa nas cidades, onde estes dilemas acontecem”, comentou.

Paula Mascarenhas abriu a mesa com o caso do projeto Pacto Pelotas pela Paz, que se tornou referência nacional como política integrada e multidisciplinar de prevenção à violência. “Estou decidida a mobilizar os prefeitos brasileiros para a agenda da cultura de paz. Eu não acredito que a gente consiga vencer os desafios da violência sem a ação dos municípios, é nos territórios que estão os problemas e é lá que encontraremos as soluções”, afirmou a prefeita.

Samira Bueno lembrou também sobre a experiência do Compaz, em Recife, ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e o caso histórico de Medellín, que se tornou um caso de inspiração mundial. “O município não tem um orçamento específico para o combate à violência, e isso pode ser desafiador, mas também percebemos que tem pelo menos 20 anos que vem aumentando o gasto nessa área, porque o tema se tornou cada vez mais importante para o brasileiro. Não precisamos inventar a roda, existem experiências de sucesso, então olhar para o que está funcionando é sempre muito animador”, afirmou a representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.