Agenda 2030

Adesão e mobilização para implementar a Agenda 2030 nas cidades

O segundo dia do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades foi finalizado com a mesa Como promover parcerias para a implementação da Agenda 2030 nas cidades?. O debate propôs analisar experiências de diferentes atores sobre a promoção de redes e estratégias de mobilização em prol dos ODS, de gestores públicos à instituições internacionais.

Participaram da mesa o Prefeito de Orleans/SC e Presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina  – FECAM, Jorge Koch, o Diretor da Associação Brasileira de Municípios – ABM e ex-prefeito de Franca, Gilmar Dominici,  Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Verde e Meio Ambiente do Maranhão, Deranilde Santana, e Jone Orbea, que é líder do programa MOVE, mobilidade elétrica na América Latina e o Caribe no escritório do PNUMA.

“Parceria se faz com vontade política. A única coisa que falta no poder público é decisão. Precisamos agir no local pra pensar globalmente”, defendeu o prefeito Jorge Koch em sua fala de abertura, onde relembrou sobre o caso de outras cidades que avançaram em políticas de sucesso, como Pelotas e o caso exemplar de prevenção à violência.

Gilmar Dominici comentou sua experiência na implementação da Agenda 2030 na gestão pública. “Não basta ter recursos se não há planejamento e nós temos vários exemplos de recurso que foram disponibilizados e não se tornaram realidade lá na ponta. Os ODS são uma boa forma de planejar os municípios, com os 17 objetivos e 169 metas. É nas cidades que acontece a vida, desde quando o cidadão nasce até sua morte, e no Brasil os municípios são autônomos, por isso precisamos conscientizar os prefeitos”, defendeu ele.

Também falou sobre a experiência de seu estado a Secretária Deranilde Santana, representando o governador. “O estado do Maranhão tem avançado muito em projetos de participação social e trabalhando a descentralização de projetos e serviços ligados aos ODS e toda a questão ambiental com avanços”, contou. Ela destacou também a contribuição das parcerias com o setor privado para avançar nesta agenda.

Jone Orbea destacou que as questões levantadas pelos ODS, que podem parecer muito teóricas em alguns momentos, estão afetando diretamente a vida das pessoas, como o caso das mudanças climáticas. Ela acredita que este é o grande trunfo da Agenda 2030 para a mobilização das comunidades em todo o mundo, ela é um convite para entender a realidade.

Confira como foi o primeiro dia.